Para manteres o teu peso

 

Estás contente com o teu peso atual? Temos umas dicas para ti também.

 

Sabemos que a gestão do peso é feita através do equilíbrio entre a energia que ingerimos e a energia que gastamos.

Por outras palavras, para ganharmos peso temos que comer mais calorias do que aquelas que estamos a gastar durante o dia e para perdermos peso temos que ingerir menos calorias do que aquelas que estamos a gastar.

Se estás contente com o teu peso e tens conseguido mantê-lo estável então quer dizer que estás a consumir exatamente as calorias que precisas para o teu nível de atividade física.

Ou seja, o teu nível de manutenção calórica.

 

Para teres uma ideia de quantas calorias são ou se estás no teu peso ideal podes começar por ver as nossas calculadoras para começar.

 

Antes de mais Parabéns. Conseguir chegar e manter o peso ideal não é fácil e requer certamamente algum tipo de atenção.

No entanto, ter o peso ideal não quer dizer que não possas melhorar a tua composição corporal (aumentar a quantidade de massa magra / múscular em relação à gordura). Isto traduz-se em mais força, mais saúde e mais longevidade. Temos algumas dicas para ti.

 

Ver Dicas e Começar a Recomposição Corporal

Ver todos objetivos de Peso

Se estás contente com o teu peso atual então estás num excelente ponto de partida para começar a melhorar a tua composição corporal. Por outras palavras, aumentar a massa magra em relação ao total de gordura do teu corpo. 

Lembra-te que estas mudanças são graduais e ocorrem ao longo do tempo mas vais sentir-te melhor à medida que melhoras a tua formae condição física. 

Segue as nossas dicar para conseguires encontrar uma melhor versão de ti.

 

 

1 - Pratica desporto e exercicío regular

Manter um estilo de vida ativo é essencial para a saúde cardiovascular, para a manutenção da mobilidade, ajuda a dormir melhor e melhora a nossa capacidade cognitiva.

A prática sobretudo de treino com peso, ou mesmo com o peso do corpo, vai contribuir para o aumento de massa múscular. Se estiveres a ganhar força e o peso se mantiver mais ou menos igual é sinal que estás a conseguir queimar gordura e a aumentar o teu músculo.

Atenção que mais exercício implica que o teu corpo precisa de mais calorias para se manter, e por isso deves monitorizar o teu peso e ajustar a tua alimentação se começar a variar muito.

 

2 - Dorme o suficiente

Dormir é essencial para a recuperação física e mental do nosso corpo. Jutamente com a prática de exercício, dormir bem e recuperar vai ajudar-te a aumentar o teu músculo e a minimizar a acumulação de gordura.

Para além de que dormir ajuda também a controlar o stress e o apetite durante o dia.

 

 

3 - Mantém uma alimentação equilibrada

Se consegues manter o teu peso de forma consistente é sinal que estás a comer a quantidade de calorias ideal para ti e para o teu nível de atividade. Contudo, deves garantir que dás ao teu corpo todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para te manteres saudável.

Um regime alimentar à base de alimentos processados e fraco em frutas e vegetais pode levar a problemas de saúde a curto, médio e longo prazo. Por isso come sempre de todos os grupos de alimentos, e não exageres em gorduras saturadas ou açucar por exemplo.

Um regime alimentar saudável é essencial para cuidares da tua pele, dos teus ossos e articulações e para para manteres o teu caminho de recomposição corporal.

 

 

4 - Nunca te esqueças de ir vendo o teu progresso

Nestas situações o peso na balança pode não ser um bom indicador e não deve ser o único no qual deves confiar para monitorizar o teu progresso.

Vai prestando atenção a como te sentes na prática de desporto. Consegues fazer mais do que fazias antes? Consegues levantar mais peso, ou treinar durante mais tempo? Como está a tua recuperação?

 

Outros pequenos indicadores ao longo do tempo incluem veres como a roupa te assenta ou como te vês ao espelho.